Notícias de 2024


DESTAQUES

 

O Observatório de Políticas Públicas (OPP) do TCMSP oficializou nesta quarta-feira (15) uma parceria com a Fundação Vanzolini. O escopo do acordo é a promoção, o desenvolvimento e a execução de projetos e atividades para qualificação do corpo técnico de ambas as instituições.

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo foi sede, entre os dias 13 e 15 de maio, da capacitação de equipes de auditores para o ciclo de avaliação bianual do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), promovido pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A ferramenta é o principal instrumento que possibilita, com maior antecedência, identificar pontos fortes e oportunidades de melhorias nas fiscalizações dos órgãos de controle externo, além de dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas em outras instituições.

Em alerta emitido durante a sessão plenária, desta quarta-feira (15), o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) determinou à Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB) que responda, em um prazo de sete dias, sobre a quantidade de equipes e de caminhões efetivamente necessários para contratação de prestação de serviços de apoio à fiscalização para remoção de comércio ambulante irregular e quais atitudes serão tomadas a fim de evitar gastos de recursos desnecessários.
 

Nesta segunda-feira (13/5), o presidente do TCMSP, Eduardo Tuma, foi condecorado com a Medalha do Mérito Cívico Afrobrasileiro. A homenagem integra o acervo de efemérides da Afrobras (Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural) e é coordenada também pela Universidade Zumbi dos Palmares. O evento ocorreu na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e, além da honraria, celebrou os 136 anos de abolição da escravatura no Brasil.

Nesta terça-feira (14), os conselheiros do Tribunal de Contas do Município de São Paulo receberam o prefeito em exercício, Atílio Francisco e o vereador Alessandro Guedes, presidente em exercício da Câmara Municipal, para discutir e coordenar ações conjuntas das três instituições visando à prevenção de danos causados por chuvas fortes na cidade.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, esteve nesta segunda-feira (13) no Plenário do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, onde deu a aula magna do curso “Integridade na Administração Pública e Compliance Empresarial”, realizado pela Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP.

Em alerta emitido durante a sessão plenária, desta quarta-feira (8), o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) determinou à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) um prazo de cinco dias para que o órgão entregue os documentos solicitados pela Auditoria, para dar sequência à fiscalização de execução de obras de canalização de córrego associada à implantação de reservatórios de amortecimento de cheias e alteamento das travessias das pontes do Ribeirão Perus, na zona norte de São Paulo.
 

As enchentes no Rio Grande do Sul deixaram milhares de pessoas desabrigadas e sem acesso a itens como água, comida e energia. Diante deste cenário, o TCMSP organiza uma campanha de arrecadação de itens para ajudar aqueles que foram atingidos pelas fortes chuvas.

Durante Mesa Técnica realizada na manhã desta terça (30/4), no Tribunal de Contas do Município de São Paulo, o relator da concessão do Complexo Pacaembu, Conselheiro Domingos Dissei determinou realização de uma inspeção para apurar os atrasos no cronograma físico das obras. O trabalho será entregue em até 30 dias. O trabalho tem como objetivo esclarecer o atual estágio das intervenções e apresentar um cronograma de entregas à cidade.

 

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) fiscaliza a execução do contrato dos equipamentos comprados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e apurou que, quase quatro anos depois, ainda há unidades escolares sem os projetores, telas retrátil e caixas de som instalados.